Sistema de Gestão
A Metalguarda iniciou, em finais de 2003, o processo de implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade, que culminou, em Janeiro de 2005, com a obtenção da Certificação da Qualidade, de acordo com a Norma NP EN ISO 9001:2000, pela EIC Empresa Internacional de Certificação atribuída no âmbito da Concepção, fabrico e comercialização de estruturas metálicas, assim como outros trabalhos em ferro, incluindo a decapagem, metalização e pintura das mesmas.
A certificação obtida permite a melhoria de um conjunto de processos organizacionais, com impacto em todas as áreas da empresa, o que se reflecte na qualidade final do produto e na satisfação dos clientes.
O Sistema de Gestão da Qualidade é constituído por uma estrutura organizacional com procedimentos e meios humanos e materiais necessários para conseguir cumprir a Política da Empresa.
Avaliação Contínua de Fornecedores
Critérios e Pontuação de Critérios
Anualmente é efetuada uma avaliação formalizada de cada fornecedor de acordo com os seguintes Critérios de Avaliação:
– Qualidade (35%)
1. Emissão de certificados de conformidade do produto
2. Disponibilização de informação sobre o serviço
3. Assistência após-venda
4. Emissão de certificados de calibração
5. Sistema de Gestão da Qualidade (Certificado ou em fase de certificação)
– Prazos (30%)
1. Prazos de entrega
2. Resposta a pedidos urgentes
3. Aviso de alteração dos prazos
– Outros (5%)
1. Referências profissionais
2. Amostras
3. Demonstrações
4. Avaliação da visita às instalações do fornecedor
5. Sistema de entrega
– Preços (30%)
1. Preços
2. Condições de pagamento
Cada critério é pontuado do seguinte modo:
Mau 1
Insuficiente 2
Suficiente 3
Bom 4
Critérios de aceitação / rejeição do fornecedor
✦ Se 1,0 < média ≤ 2,0 ⬇ O fornecedor é suspenso
✦ Se 2,0 < média ≤ 4,0 ⬇ O fornecedor é mantido
O fornecedor é informado da sua suspensão indicando-se o motivo da suspensão e sugerindo-lhe ações corretivas